terça-feira, 4 de outubro de 2011

Energia Pura (Powder).


Vamos relembrar um dos melhores (e mais polêmicos) filmes do anos 90. Energia Pura (Powder).
[Mais:]
Numa pequena cidade dos EUA, uma mulher grávida é atingida por um raiodurante uma tempestade. Ela morre durante o difícil parto e seu bebê nasce sem pigmentação, ou seja, completamente branco, e sem pêlos no corpo. Segundo os médicos era apenas um tipo de albinismo, mas o pai não suporta a situação e abandona o indefeso ser, que é criado pelos avós, confinado do resto do mundo.
Anos depois eles morrem e o jovem Jeremy, apelidado de Powder (ou Talco na dublagem brazuca), interpretado com grande sensibilidade por Sean Patrick Flannery, é levado pelo xerife (Lance Heriksen), uma assistente social (Mary Steenburgen) e um professor (Jeff Goldblum) para uma instituição local e terá que enfrentar o mundo. Porém, há algo de especial em Talco, muito além de sua aparência...




"Ficou espantosamente claro que nossa Tecnologia superou nossa Humanidade." 
Albert Einstein
Mas a polêmica que o filme gerou na época de seu lançamento é por outro motivo. Em 1989, durantes as filmagens de Palhaço Assassino (Clownhouse) o diretor Victor Salva molestou sexualmente o então ator mirim Nathan Forrest Winters e filmou o ato. Condenado por pedofilia, cumpriu 15 meses de reclusão, o que eu acho uma pena muito branda pro caso.
Graças a seu "padrinho" no Cinema Francis Ford Coppola (sem trocadilhos), Salva conseguiu um emprego com um estúdio associado a Disney e escreveu e dirigiu Energia Pura, baseado em muitas filosofias espirituais que ele passou a estudar durante esse período de sua vida, como Radiestesia e Reiki, que ele também usaria em outro longa metragem, Poder Além da Vida. Winters não ficou satisfeito com isso e iniciou uma campanha quando o filme saiu nos anos 90. Por isso, até hoje muita gente lembra da história de Jeremy como "o filme dirigido por um pedófilo".
Victor Salva se diz arrependido e se a pessoa que foi vítima do seu ato sórdido não quiser perdoá-lo é seu direito pleno, mas não consigo entender como existam pessoas que enxerguem um filme como Energia Pura com esse preconceito só por causa da polêmica da época e nem sequer cogitem em boicotar os filmes da série Olhos Famintos, por exemplo, de autoria do mesmo diretor (e todos produzidos pelo Coppola), mas feitos depois que a poeira já tinha baixado.
Powder é um belo filme sobre ser diferente e sobre a incompreensão de nós para com nossos semelhantes, protagonizado por um jovem que podia até ser um super-herói (os poderes dele parecem uma mistura do Magneto com o Flash), mas provavelmente achou que não valia a pena. Ou então um filme sobre porque somos tão incapazes de enxergar a essência além da aparência... mesmo que de algumas forma sejamos todos parte uns dos outros... conforme nos lembra o poético final... e que talvez mesmo no lugar mais sujo, ainda haja algo de puro...
Essa não é a história de Victor Salva, é a história do Jeremy... mas também é a história de Victor Salva na medida que Jeremy é um pouco dele e um pouco de todos nós. 
Confira abaixo O 
FILME COMPLETO no youtube com a dublagem clássica do Cinema em Casa e tire suas próprias conclusões.
Assim:



"Eu olho pra você e acredito que um dia... a Humanidade poderá superar a Tecnologia."





Fonte : MDM

Nenhum comentário:

Postar um comentário